
Contate-nos
Consultoria à equipe escolar
Consiste na orientação à equipe escolar composta por professores, agente de apoio (mediadores) escolares, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, direção, coordenação e funcionários para auxiliar no manejo de alunos com demandas específicas de aprendizagem e sobre os principais sinais e sintomas dos Transtornos de Saúde Mental na Infância, como identificá-los na prática diária do ambiente escolar, como fazer o acolhimento do/a aluno/a com mudanças bruscas de comportamento e humor, como orientar as famílias de forma humanizada e como receber e promover a real inclusão de alunos/as com necessidades especiais intelectuais, psíquicas e/ou motoras.
Nessa consultoria, são utilizados recursos e técnicas que permitam a equipe pedagógica identifique de forma precisa e precoce de comprometimentos na aprendizagem, comunicação, interação / socialização, no brincar e na coordenação motora ampla e fina dos seus alunos que já tenham ou não o diagnóstico de transtornos de saúde mental infantil como: Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtornos Específicos de Aprendizagem (como dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia) e outras condições do neurodesenvolvimento e de saúde mental infantil. Prevê também, a união multidisciplinar entre a saúde mental e a escola no sentido de criar e supervisionar o Plano Educacional Individualizado (PEI), que consiste numa ferramenta norteadora da equipe pedagógica em seus processos de ensino-aprendizagem, visando resultados satisfatórios no desenvolvimento da criança com necessidades especiais, adaptação das atividades e avaliação de maneira integral, individualizada, humanizada e inclusiva.
Este serviço poderá ser solicitado por proprietários de instituições de ensino públicas ou privadas, diretores pedagógicos e/ou financeiros. Pode ser realizado nas modalidades: Presencial ou por Vídeoconferência.
A Reconnectar Clínica Pediátrica, acredita que “a escola é uma grande parceira da família ou a família é a grande parceira da escola. Tanto faz a ordem em que se coloque, pois o mais importante é que ambas cumpram com o seu papel de educador.” (PELLEGRINI, 1999).